Veneza é um daqueles lugares onde você imagina que chegou do futuro para outro século. A Fátima usou a palavra mais correta para descrever o que é essa maravilhosa cidade - SURREAL! Chegamos a noite (17h lá é noite). e a Fátima foi perguntar ao pessoal que da informações aos turistas como chegaríamos ao nosso destino. A veneziana disse: - De táxi!
- Ok - pensou Fátima - vamos de táxi, como a Angélica... Mas ao me perguntar, respondi simplesmente que há 15 anos atrás, não haviam táxis passando pelas ruas (mega estreitas) de Veneza...
Barco-Taxi era a resposta, Silvio!!!!!
Bem, pessoal, Veneza é um patrimônio histórico tombado pela UNESCO e falar dela é ser redundante. É uma maravilha!!!!!!!!!!!
- Ok - pensou Fátima - vamos de táxi, como a Angélica... Mas ao me perguntar, respondi simplesmente que há 15 anos atrás, não haviam táxis passando pelas ruas (mega estreitas) de Veneza...
Barco-Taxi era a resposta, Silvio!!!!!
Bem, pessoal, Veneza é um patrimônio histórico tombado pela UNESCO e falar dela é ser redundante. É uma maravilha!!!!!!!!!!!
UM SONHO MEU REALIZADO - VOLTEI PARA VÊ-LA DE NOVO.
Veneza (emitaliano: Venezia, em vêneto: Venexia, AFI: [veˈnɛsja]) é uma cidade e comuna italiana da região do Vêneto, província de Veneza no nordeste de Itália. Tem cerca de 271 009 habitantes e é conhecida pela sua história, canais, museus e monumentos. A comuna de Veneza estende-se por uma área de 412 km2, incluindo as ilhas de Murano, Burano e outras na lagoa de Veneza, tendo uma densidade populacional de 646 hab/km2. Faz fronteira com Campagna Lupia, Cavallino-Treporti, Chioggia, Jesolo, Marcon, Martellago, Mira, Mogliano Veneto (TV), Musile di Piave, Quarto d'Altino, Scorzè, Spinea. A parte de Veneza em terra firme é a fracção comunal de Mestre. A cidade foi formada num arquipélago da laguna de Veneza, no golfo de Veneza, no noroeste do mar Adriático. Tornou-se uma potência comercial a partir do século X, no qual sua frota já era uma das maiores da Europa. Foi uma das cidades mais importantes da Europa, com uma história rica e complexa e um império de influência mundial comandado pelos doges, os líderes da cidade. Como cidade comercial, tinha várias feitorias e controlava várias rotas comerciais no Levante. Eram suas feitorias cidades como Negroponto e Dyrrhachium (atual Durrës), assim como ilhas inteiras: Creta, Rodes, Cefalônia e Zante, por exemplo. O historiador Fernand Braudel classificou-a como a primeira capital econômica do Capitalismo. O patrono da cidade é São Marcos (festa em 25 de abril). A festa do povo do Véneto é celebrada em 25 de março, data da fundação da cidade. É classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. Dos muitos monumentos e locais turísticos existentes, destacam-se a imponente Basílica de São Marcos, na adjacente Praça de São Marcos, a famosa Ponte de Rialto sobre o Grande Canal, construída em 1588 segundo projeto de Antonio da Ponte, a Ca' d'Oro e numerosas igrejas e museus. Veneza é ainda famosa pelos seus certames internacionais, como o Festival de Cinema e a Bienal de Artes, pela Regata Histórica, que ocorre no primeiro domingo de setembro, pelo fabrico de vidro, pelo Carnaval de Veneza, pelos casinos e pelos seus passeios românticos, levando muitos casais a passarem suas luas-de-mel. Nesta cidade nasceram os Papas Gregório XII, Eugênio IV, Paulo II, Alexandre VIII, Clemente XIII e Pio X, além de numerosos artistas e arquitectos como Antonio Vivarini (1440-1480), Antonio da Ponte (1512-1595), Tintoretto (1518-1594) e Canaletto (1697-1768). No campo da música, foi aqui que nasceu e viveu Antonio Vivaldi (1678-1741).
Seguem alguns clipes que fizemos na viagem...
Praça de San Marco:
Seguem as fotos de um lugar que não vou esquecer nunca: Maravilhosa Veneza!
AS ILHAS
Ficamos poucos dias em Veneza. Praticamente 2 dias, e foi bem corrido.
Fizemos um passeio de barco que nos levava a conhecer MURANO, BURANO E TORCELLO.
MURANO:
Bem, Murano é uma ilha onde há uma indústria de vidros, que são famosíssimos no mundo todo. Seus cristais também.
A ilha foi escolhida como sede industrial para a fabricação do vidro em 1291 porque em relação à Veneza recebia o vento tramontana facilitando a disperção da fumaça no ar, nã poluindo assim o ar da cidade. Um outro motivo de Murano ter sido escolhida como sede do vidro, foi pelo fato de afungentar o perigo de incêndio na cidade de Veneza.
Seguem as fotos da fabricação de vidros e cristais e da Loja... é de enlouquecer de tantas coisas lindas que vimos... Confira! AH, antes, dêem uma olhada nos clipes.
Burano situa-se na Lagoa de Veneza, e tal como a sua vizinha 7 km mais a sul, Veneza, é na realidade uma localidade constituída por várias ilhas pequenas ligadas por pontes entre si. Localizada cerca de Torcello no extremo norte da Lagoa, é conhecida pelos seus cristais e trabalho em renda.
Para se chegar a Burano de barco pode-se utilizar os vaporetti (a viagem demora cerca de 40 minutos a partir do centro de Veneza), ou por estrada usando a ponte em Mazzorbo. A população ronda actualmente os 4,000 [carece de fontes ] habitantes.
CLIPE DA ILHA DE BURANO:
TORCELLO
Torcello é uma ilha situada ao norte da Lagoa de Veneza. É considerada a região de Veneza continuamente habitada há mais tempo.
O principal atrativo da ilha é a Catedral de Santa Maria Assunta, fundada em 639 e com muitas obras bizantinas dos séculos XI e XII, incluindo mosaicos
Clipe da ilha de Torcello:
Seguem as fotos dessa ilha que parece mais uma cidade de bonecas... linda!!
ROTEIRO GASTRONÔMICO.... AI MEUS QUILINHOS A MAIS!!!!!!!!!!!!!!
Assistam ao clipe do nosso maravilhoso jantar em Veneza e seguem as fotos.
Legal demais o blog desta viagem. Tomara que você dê continuidade nos seus negócios turísticos. Você leva jeito pra coisa.
ResponderExcluirBeijo Lan!